Encontro da Rede de Sementes, Assembleia da Cooperativa Regional e Feira Regional

Publicada em 22/06/2016 00:00:00 - Visualizada 486 vezes

Foto por:

O encontro da rede de sementes aconteceu em conjunto com a feira regional e a assembleia da cooperativa regional. Realizado entre os dias 11 e 12 de maio de 2016, em Nova Canaã do Norte, no Centro de Formação São Francisco. Os temas apresentados no encontro foram trabalhados no projetor multimídia com discussões durante e debate após as falas de cada apresentação, surgindo indicações e possíveis propostas de encaminhamento.

Os balanços de vendas no mercado externo, desde a demandas, estratégias e agenda para 2016 estiveram entre os temas deste encontro, juntamente com as propostas dos próximos passos do Renasem e uma apresentação sobre a conservação de recursos genéticos crioulos de feijoeiro da região do Portal da Amazônia e Variedades crioulas de aboboras. Na Assembleia Ordinária da Cooperativa Agropecuária Mista de Nova Guarita – COOPERGUARITA, foram apresentadas e discutidas as pautas conforme edital de convocação, leitura do estatuto referente aos objetivos e capital inicial, apresentação dos cálculos das taxas administrativas e das cotas-parte.

As pessoas participantes foram os coletores e coletoras representantes de seus grupos, que serão sócios da cooperativa, além de representantes da feira, estiveram presentes agricultores convidados, o corpo técnico do projeto sementes e da equipe do BNDES que realizou visitas junto aos grupos. Os principais encaminhamentos depois deste encontro foram o agendamento da Reunião de distribuição de sementes, que vai acontecer nesta primeira quinzena no mês de junho. Planejamento de um evento ou intercâmbio de coletores para o segundo semestre de 2016, (Ficou dos grupos discutirem em seus locais o que é mais interessante e importante para o momento estão passando. Deverão trazer a demanda para a reunião de distribuição.) E proposta do Projeto do PAA sementes crioulas. Essa ideia foi apresentada durante as apresentações sobre sementes crioulas e foi bem aceita pelos coletores presentes.

Assim ficou decidido os grupos deveram discutir melhor a proposta nos seus locais e já fazerem um levantamento dos agricultores que teriam em participar. Na noite do dia 11, aconteceu a Feira Regional com produtos da Agricultura Familiar, inaugurando a volta da Feira de Canaã para a praça da cidade, contando com agricultores de outros municípios nesta edição e proporcionando um momento de conviveu entre as pessoas que estava participando das atividades desde cedo.


Por Instituto Ouro Verde