Palestra sobre Meio Ambiente: Aspectos Técnicos, Impactos e o Cenário Atual.

Publicada em 10/08/2016 10:22:11 - Visualizada 416 vezes

Foto por:

No dia 10 de junho, no Colégio Guimarães Rosa, que fica na comunidade Santa Lúcia em Alta Floresta, aconteceu uma palestra sobre Meio Ambiente para quase 40 pessoas, entre alunos e professores.

A atividade foi realizada pelos assessores do IOV, Jeferson e Rafael, que em um primeiro momento debateram sobre a definição de “Meio Ambiente”, utilizando como base um trecho de “A Carta da Terra”, uma declaração de princípios éticos para uma sociedade global justa, sustentável e pacífica, fundamentais para a construção no século XXI.

Em seguida foram apresentados alguns aspectos técnicos que envolvem o Meio Ambiente, utilizando como base para isto o “Código Florestal”, dando ênfase para a “Amazônia Legal” já que é onde nosso estado está inserido e onde reside boa parte dos povos tradicionais do Brasil: Índios, Comunidades Quilombolas e Ribeirinhos. Destacando alguns pontos importantes como por exemplo, as Áreas de Preservação Permanente (APP) e Reserva Legal (RL), bem como a importância da preservação de ambas para a manutenção dos rios, fauna e flora, para assegurar que não só as gerações presentes tenham acesso aos recursos de forma limpa, mas também as gerações futuras.

Em um terceiro ato, destacaram os impactos que são gerados pela atividade humana na natureza, reflexo da sociedade atual e a forma como produzimos, consumimos e como ainda pouco de nós, se preocupam com a manutenção dos recursos que utilizamos. Foi um momento para refletir se é esse o caminho que queremos continuar trilhando e que planeta Terra deixaremos para as próximas gerações.

Para finalizar, foi apresentado um pouco sobre o Instituto Ouro Verde, enfatizando o foco da participação social para a construção de um desenvolvimento Sustentável e da transformação de homens e mulheres em sujeitos centrais deste processo. Destacando a construção de novas propostas de desenvolvimento, relações e padrões de comportamento para fortalecer grupos históricos à participarem no debate e reconstrução de uma nova sociedade.

 


Por Instituto Ouro Verde