Intercâmbio com agricultores de Terra Nova do Norte com a Embrapa.

Publicada em 22/09/2016 13:44:05 - Visualizada 635 vezes

Foto por:

Os intercâmbios dos agricultores e técnicos tem se confirmado como uma das metodologias mais importantes para aprendizagem, e é na troca de saberes que o conhecimento se amplia e aperfeiçoa. No dia 12 de agosto, 14 agricultores e dois técnicos de Terra Nova, participaram de um intercâmbio no Centro de Pesquisa Agropecuária de Mato Grosso, Embrapa Agrossilvipastoril em Sinop.

Realizado mediante uma demanda dos agricultores de Terra Nova do Norte, que participam como conselheiros do Projeto Sementes do Portal Fase II, que pediam um intercâmbio para conhecer áreas de Sistemas Agroflorestais, Agrossilvipastoril e um viveiro de mudas onde se trabalha com tecnologias e áreas com acompanhamento e manejo.

No campo, os agricultores participantes puderam ver experiências de alguns sistemas como Agrofloresta, ILPF (Integração Lavoura, Pecuária e Floresta), um sistema Agrossilvipastoril, viveiro e sistema agroflorestal. 

Nas unidades visitadas foi possível observar que os sistemas possuem um arranjo pouco diverso, comparando com os sistemas planejados pelo Projeto Sementes do Portal. Os agricultores, no sistema Agroflorestal, observaram que a sucessão do sistema está comprometida pela baixa diversidade de espécie, porém, com características evidentes de produção, destacando a bananeira, cupuaçu, açaí, cacau, seringueira e a castanheira.

Algumas observações também foram destacadas pelo analista da Embrapa, o Diego, sobre este arranjo com pouca diversidade, que se deu devido ao planejamento esse sistema feito por pesquisadores com ideias conservadoras sobre os extratos e sobre a “diversidade” ser entendida por eles, como competência de espécies e não uma diversidade quantitativa. Porém, com o passar dos anos, estes mesmos pesquisadores estão entendendo que o sistema está comprometido e que sim a diversidade entre espécies é muito importante para todos os sistemas da natureza.


Por Instituto Ouro Verde