Oficina de Flores Esqueletizadas é oferecida para grupo de mulheres em Apiacás

Publicada em 21/09/2017 18:24:22 - Visualizada 45 vezes

Foto por: Joseane Petry

Uma oficina de produção de Flores Esqueletizadas foi promovida no dia 30 de agosto na comunidade Ipê Florido, em Apiacás. Ministrada pela artesã Eva Moreira, a oficina contou com a participação de 5 mulheres que fazem parte do grupo local atuante no projeto Sementes do Portal.

O objetivo da atividade foi transmitir conhecimentos e ensinar a técnica da produção de flores esqueletizadas para o grupo. Os principais pontos trabalhados foram a coleta, cozimento, escovação, lavagem e secagem das folhas, seguido da pré-montagem e montagem das flores.

O grupo vem se reunindo de períodos em períodos para aprender diversas técnicas de produção de artesanato. O objetivo dos encontros é estimular a produção de artesanato, aproveitando a matéria prima natural que está à disposição. Nos vários encontros ocorridos anteriormente, as mulheres trabalharam com fibra de bananeira, manejo de agrofloresta e, mais recentemente, com as sementes na confecção de Biojóias.

A oficina de Biojóias ocorreu na casa da artesã Eva, que também ministrou a atividade. Ao todo, 6 mulheres aprenderam a identificar sementes (quais sementes podem ser usadas para produção de artesanatos), coleta (onde coletar, como coletar e armazenar), limpeza e perfuração das sementes e, por fim, a produção de diversas peças, como brincos, colares e pulseiras.

 “Continuar coletando sementes, tirando fibras e produzindo peças para aperfeiçoar o trabalho cada vez mais” é a dica que a artesã e professora Eva Moreira sempre dá às mulheres do grupo, frisando a importância da atividade. 


Por Instituto Ouro Verde