Oficina de Manejo Agroflorestal realizada na comunidade Rondon, em Nova Canaã do Norte

Publicada em 21/09/2017 18:41:50 - Visualizada 102 vezes

Foto por:

Ocorreu no dia 05 de setembro, na comunidade Rondon, município de Nova Canaã do Norte, uma oficina de Manejo Agroflorestal. A oficina foi realizada no SAF do agricultor Luís Carlos Cavichia e contou com a participação de 9 agricultores de quatro diferentes comunidades, sendo elas Novo Paraiso, Nossa Senhora de Fátima e São Camilo Ibirarema.

A oficina foi realizada em dois períodos, divididos entre o turno de manhã e da tarde. No primeiro período foi trabalhado o manejo em uma área onde o sistema agroflorestal foi implantado em 2014. Posteriormente, no período da tarde, trabalhou-se a parte teórica. Neste momento, foi abordada a importância do manejo de forma correta para melhor aproveitamento da matéria orgânica e de observar a estratificação do sistema agroflorestal, além de explicarem como realizar o manejo de bananeira.

Posteriormente, todos se deslocaram até o SAF com o senhor Luís, que apresentou o que já conseguiu produzir na área. Ao observarem o sistema agroflorestal foi percebido que o pinho cuiabano estava tomando a maior parte da área e prejudicando as outras espécies. Então, foi realizada uma poda e os troncos foram picados em tamanhos pequenos e colocados próximos aos pés das espécies de interesse. Por fim, onde o pinho cuiabano estava muito próximo aos pés de pequi o mesmo foi eliminado.

Além disso, foi realizada uma experiência adicionando água oxigenada em duas amostras de terra, uma retirada do SAF e outra de um local onde não há nenhuma planta por perto, sendo exposto ao sol. A atividade serviu para mostrar que o solo da área de SAF possui vida de micro-organismos, reagindo à água oxigenada, quando nenhuma reação ocorreu na segunda amostra.

A demanda desta atividade surgiu a partir da necessidade de manejo e qualificação técnica para realizá-lo em áreas que vêm sendo trabalhadas há muito tempo, como a do agricultor Luís Carlos, implantada desde 2010. Sendo assim, os técnicos Bruna e Emerson puderam, através da facilitação teórica/prática, promover uma troca de saberes em conjunto com os agricultores e realizar o manejo florestal.


Por Instituto Ouro Verde