Em Alta Floresta, comunidade Ramal do Mogno recebe oficina de produção de adubos orgânicos

Publicada em 21/09/2017 18:44:10 - Visualizada 34 vezes

Foto por:

A comunidade Ramal do Mogno, de Alta Floresta, recebeu uma oficina de produção de adubos orgânicos no último dia 06 de setembro. A atividade aconteceu na casa do seu Manoel Ferreira Fonseca e teve como objetivo auxiliar a comunidade na melhoria dos solos e produção agrícola com o preparo de adubos naturais e de baixo custo para as famílias.

Para tanto, o técnico Renato Felito promoveu um debate com os 15 participantes sobre modelos de agriculturas, agronegócio, agriculturas tradicionais e os problemas da agricultura predadora. Outro ponto trabalhado na oficina foi a conceituação sobre agroecologia. Posteriormente, o grupo aprendeu a produzir adubo orgânico “Bokashi” e adubo foliar “Biofertilizante”, além de entenderem como utilizar fertilizantes prontos (dosagem e forma de aplicação).

Segundo Renato, “o grupo se mostrou bem participativo na atividade, com muitas dúvidas e questões sobre os preparados. Nos debates sempre trouxeram exemplos da prática que já têm na agricultura, relacionando com os conhecimentos novos”.

A comunidade Ramal Mogno está iniciando a participação nas atividades do projeto esse ano, tanto na implantação das agroflorestas, quanto em outras ações de fortalecimento comunitário. Uma das ações previstas é o estimulo à produção agroecológica e o uso racional dos recursos naturais das propriedades. 


Por Instituto Ouro Verde