Agricultores do assentamento Jacamim, em Alta Floresta, participam de oficina para construção de Biodigestores

Publicada em 21/09/2017 18:45:45 - Visualizada 79 vezes

Foto por: Renato Felito

Diante de uma demanda do assentamento Jacamim, em Alta Floresta, o técnico Renato Felito realizou, no dia 18 de setembro, uma oficina de construção de Biodigestor para 20 agricultores locais.

O Biodigestor permite a economia na compra do gás de cozinha, o chamado Gás Liquefeito de Petróleo (GLP), pois reaproveita resíduos animais gerados, produzindo biofertilizante, um adubo de alta qualidade. Por isso, a demanda desta oficina surge do desejo da comunidade em conhecer tecnologias alternativas que pudessem auxiliar na propriedade, tanto no aumento da renda das famílias quanto na otimização dos recursos naturais do local.

Na atividade, trabalhou a otimização de recursos naturais da propriedade, o uso de biodigestores para produção de biogás e biofertilizante e os tipos de biodigestores. O grupo ainda aprendeu como planejar, construir e encher o Biodigestor, encerrando a atividade com um debate sobre detalhes construtivos e de operação. 

A partir de agora, o técnico Renato irá fazer o acompanhamento das primeiras produções de biogás na comunidade e deverá agendar outra oficina para construção de outro modelo de Biodigestor.


Por Instituto Ouro Verde