Oficina de Manejo Agroflorestal no assentamento Jacamim, em Alta Floresta

Publicada em 05/10/2017 09:32:28 - Visualizada 21 vezes

Foto por:

Visto que existem vários projetos de características produtivas em fase de manejo no assentamento Jacamim, em Alta Floresta, no dia 4 de outubro o técnico Renato Felito ministrou uma oficina de Manejo Agroflorestal para 11 agricultores da comunidade. 
 
A oficina, realizada no sítio da dona Devercina e do seu José Quadros, serviu de base para vários agricultores começarem o manejo de suas áreas. Também houve a participação de agricultores que ainda irão implantar sistemas esse ano, ajudando-os a compreender melhor como funciona uma agrofloresta.
 
Os participantes aprenderam como é formada uma agrofloresta, a importância do planejamento agroflorestal, os princípios de manejo das áreas (espécies de serviço, manejo produtivo, tipos de podas) e o efeito das podas na construção da fertilidade do solo. Além de colocarem a poda em prática, sempre conversando e tirando dúvidas. 
 
O momento ainda possibilitou que Renato debatesse com a comunidade vários pontos do projeto Sementes do Portal fase III, como as perspectivas de ações a médio e longo prazo. O próximo passo agora é aprofundar esse debate em uma nova reunião com os agricultores.


Por Instituto Ouro Verde