Inauguração da “Feira da Agricultura Familiar” no Distrito Colorado em Nova Canaã do Norte

Publicada em 10/10/2017 11:24:47 - Visualizada 29 vezes

Foto por:

No dia 07 de outubro foi inaugurada a Feira da Agricultura Familiar no distrito Colorado, em Nova Canaã do Norte. No primeiro dia da feira choveu forte e os agricultores ainda estavam montando as bancas quando acabou a energia, que não voltou ao longo de toda a feira. Mas isto não foi empecilho para que as sete famílias de feirantes e toda comunidade fizessem bonito. 
 
O empenho e o comprometimento de ambas as partes foi visível, pois o trabalho coletivo e a solidariedade foram mais forte. O movimento foi intenso do início ao fim e, quando escureceu, os feirantes clareavam a banca dos vizinhos para que pudessem atender melhor seus clientes, que começaram a chegar de baixo de chuva com lanternas nas mãos. 
 
Ao final, os feirantes fizeram uma pequena conversa com os técnicos do IOV presentes e com o coordenador da Feira da Agricultura Camponesa, Luciano, a fim de dar algumas orientações a partir desta primeira experiência.
 
A organização da feira
 
Aproximadamente 60 dias antes, com orientação do técnico local Emerson e apoio do assessor de comercialização Círio, as famílias de agricultores reuniram-se pela primeira vez e compartilharam o desejo mutuo de organizar uma feira para que eles pudessem comercializar seus produtos.  
 
Vale destacar que, apesar de nunca terem feito feira na vida, durante todo esse período o grupo se reuniu várias vezes para definir as estratégias de coordenação, bem como local, data de início, horário da feira e formação de um regimento interno. Além de se prepararem para produzir mais e diversificar seus produtos. 
 
Os feirantes ainda tiveram a oportunidade de participar de um intercâmbio na Feira da Agricultura Camponesa em Nova Canaã, realizado no dia 09 de agosto, possibilitando uma troca de experiências. A atividade permitiu a vivência e o esclarecimento de dúvidas sobre o trabalho coletivo, organização de espaço, apresentação, transporte e armazenamento dos produtos.
 
Enfim... Mesmo à “luz de lanternas” a feira foi um sucesso! Sem dúvidas foi uma experiência incrível, que mostrou o quanto a organização e o “espirito coletivo” são fundamentais para o desenvolvimento dos grupos.


Por Instituto Ouro Verde