SISCOS realiza palestra sobre Alimentação Saudável através do Consumo de Orgânicos

Publicada em 18/10/2017 11:29:52 - Visualizada 34 vezes

Foto por:

O SISCOS foi convidado para palestrar na Formação Continuada de Professores da Escola Municipal Geny Silverio Delarincy no dia 16 de outubro. O tema abordado foi “Alimentação saudável através do consumo de orgânicos”, sendo apresentados os conceitos de produção e alimento orgânico, enfatizando que, em sua maioria, são produzidos pela Agricultura Familiar e têm origem na Agroecologia. 
 
A atividade proporcionou que cerca de 20 professores entendessem o cenário atual da alimentação no Brasil e no mundo, onde a maioria dos produtos são comprados em supermercados e que, apesar de não percebermos, isso gera um reflexo tanto na vida de quem produz quanto na de quem consome. Quanto a esse assunto, os assessores Jeferson e Círio fizeram uma reflexão de que no mercado temos a ilusão de estar comprando de vários fornecedores diferentes quando, na verdade, apenas 10 grandes empresas dominam de 80 a 90% das prateleiras do mercado. Isso gera impactos na economia, saúde pública, impactos ambientais e humanos e faz com que o Agricultor Familiar, muitas vezes, não consiga se encaixar nesse mercado devido a pressões das grandes empresas. 
 
Foi apresentado aos participantes que, para reagir a esse cenário, é preciso acessar outros mercados, como as feiras e iniciativas ligadas a Economia Solidários, como o Sistema de Comercialização Solidária (SISCOS), onde os produtos comercializados são produzidos localmente, por agricultores familiares, de forma artesanal em pequena escala. 
 
Foi explicado, ainda, que ao acessar esse mercado, o consumidor contribui com o fortalecimento da economia local, já que o dinheiro investido retorna para o comércio local, gerando e distribuindo rendas. A palestra permitiu que os professores compreendessem a vantagem de estar comprando diretamente de quem produz, proporcionando uma aproximação entre produção e consumo, além de serem produtos frescos e saudáveis, pois são produzidos sem o uso de agrotóxicos.


Por Instituto Ouro Verde