Alunos das Escolas Minuano e Xanxerê visitam a propriedade do senhor Enor Mantovani, em Terra Novaa

Publicada em 23/10/2017 11:44:00 - Visualizada 26 vezes

Foto por:

Reforçando a importância das parcerias, no dia 19 de outubro 40 alunos das escolas Minuano e Xanxerê, do município de Terra Nova do Norte, realizaram uma visita ao sítio Pequizal, propriedade do senhor Enor Mantovani. Uma parceria entre a professora Aparecida Nunes e membros do conselho gestor de Terra Nova, a atividade foi ministrada pelo senhor Enor, o técnico Eliel Meira e a professora Aparecida. Tendo como foco o incentivo a permanência do jovem no campo e mostrar alguns exemplos de produção que contribuam para isso.
 
A agrofloresta desempenha um importante papel nos sistemas produtivos de conservação dos recursos naturais, sendo também uma fonte de renda com produtos saudáveis e de qualidade, contribuindo para que o jovem possa se fortalecer no campo, produzindo e gerando renda. Sendo assim, para estimular essa ideia, os alunos visitaram os sistemas agroflorestal e agrosilvopastril que estão interligados com toda propriedade e são a principal fonte de renda da família Mantovani. Nestes sistemas são produzidas algumas espécies como café, cacau, cupuaçu, açaí, banana, batata, araçá boi, laranja, limão, ponkan, mandioca e pequi. Além das leguminosas que são usadas para alimentação do gado e adubação do solo, as espécies florestais, o gado leiteiro e a piscicultura.  
 
Apesar de todos serem jovens do campo, os alunos ficaram impressionados com os sistemas produtivos de agrofloresta e agrosilvopastoril, se mostrando participativos e interessados. A professora quer seguir com a parceria para conhecer novas experiências desenvolvidas pelos agricultores e pelo projeto Sementes do Portal. 


Por Instituto Ouro Verde