Inauguração da estrutura da Cozinha Comunitária da AMUDAR, em Terra Nova

Publicada em 10/03/2018 16:38:00 - Visualizada 96 vezes

Foto por:

No dia 10 de março aconteceu na comunidade São Pedro – Canarinho, em Terra Nova do Norte, a inauguração da estrutura da Cozinha Comunitária da Associação de Mulheres Unidas na Agricultura Rural (AMUDAR). O projeto foi realizado com recursos do fundo da Amazônia através do Programa de Pequenos Projetos Ecossociais (PPP-ECOS).

O objetivo da cozinha é promover ações de fortalecimento e permanência das agricultoras nas propriedades, conservando e promovendo a sustentabilidade, produtividade, geração de emprego e renda para as mulheres da comunidade.

O recurso recebido pelo projeto foi no valor de R$59.405,00, destinado para apoiar o beneficiamento e a comercialização de produtos oriundos da agricultura familiar, além de buscar fortalecer ações sustentáveis e produtivas de produtos hortifrúti provenientes de hortas, quintais produtivos e das agroflerestas. O recurso estava previsto para reforma de um prédio existente na comunidade e para aquisição de equipamentos e materiais necessários para que a cozinha comunitária estivesse apta para o uso e processamento dos alimentos produzidos pela associação e comunidade. No entanto, apenas a reforma da estrutura foi possível.

A comunidade já trabalha com a comercialização de produtos para o mercado institucional, como Programa de Aquisição de Alimentos (PAA), Programa Nacional de Alimentação Escolar (PNAE) municipal e estadual, mercado local e as feiras, realizadas uma vez por semana.

 


Por Instituto Ouro Verde