Oficina de preparo de fibras de bananeira para artesanato

Publicada em 12/06/2018 16:13:07 - Visualizada 20 vezes

Foto por:

O grupo de agricultoras da comunidade Ramal do Mogno, em Alta Floresta, teve a oportunidade de participar de uma oficina de preparo de fibras para artesanato no dia 11 de junho. 
 
A atividade, conduzida pela artesã Valquiria, da rede Mulheres de Fibra, focou na extração da fibra de bananeira. Sendo assim, inicialmente o grupo conheceu um pouco da história da rede Mulheres de Fibra e discutiu o artesanato como forma de fortalecer as mulheres. Partindo para a prática, Valquiria ensinou como retirar pseudocaules de bananeiras; os tipos de fibra possíveis de produção; técnicas de corte e o tratamento das fibras (esterilização e secagem). 
 
O grupo está bem animado conhecendo o Projeto Sementes do Portal e, para as mulheres, o artesanato parece ser uma atividade muito importante como atividade comum. Foi um momento muito gostoso, trocando ideias e conversando sobre várias coisas durante a oficina.
 
Por fim, ficou encaminhado que as mulheres irão retirar fibras para a próxima atividade de produção de artesanatos do grupo.
 


Por Instituto Ouro Verde