Jovens participam do sexto módulo do curso de formação

Publicada em 07/08/2018 10:47:00 - Visualizada 27 vezes

Foto por:

Aconteceu entre os dias 2 e 5 de agosto o sexto módulo do Curso de Jovens “Formação Política e Mobilização Social” organizado pelo IOV. O módulo aconteceu em Alta Floresta e contou com a participação de 26 jovens dos 8 municípios atendidos pelo Sementes do Portal fase II.

Neste encontro, os jovens relembraram todos os conhecimentos adquiridos ao longo dos 5 módulos anteriores, além de participarem de uma oficina de fotografia, que completou a lista de ferramentas de comunicação aprendidas com o grupo Luz – Ideias em Comunicação.

Partiu-se, então, para o tema central do módulo: Diagnósticos e Matrizes de Planejamento, conduzido pela agente de formação popular do IOV, Ana Carolina. Nesse momento, os jovens participantes do módulo aprenderam a fazer o diagnóstico da comunidade em que vivem através do método FOFA (Fortalezas, Oportunidades, Franquezas e Ameaças).

Divididos em grupos por município, os jovens produziram a matriz FOFA de suas comunidades e identificaram os problemas de cada uma delas. Após isso, os organizaram por prioridade e indicaram o mapa de atores de cada ponto levantado, ou seja, quem são os responsáveis e envolvidos nos problemas.

Por fim, cada grupo planejou uma ação a ser realizada junto à sua comunidade para contribuir com a resolução ou conscientização de um dos problemas identificados. O método de planejamento foi o dos “5 dedos”, respondendo as seguintes perguntas: o que, como, quem, onde e quando. 

Ao retornarem para seus municípios, os jovens devem colocar seus planejamentos em prática com suas comunidades. O objetivo dessa ação não é necessariamente a resolução dos problemas apontados, mas sim que os jovens se envolvam nas decisões em suas localidades e através da mobilização de todos, possam buscar soluções conjuntas de melhorias de suas realidades.

Um encontro de encerramento será marcado até o fim de setembro para que os jovens compartilhem entre si e com os organizadores, os resultados obtidos com as atividades desenvolvidas.

 


Por Instituto Ouro Verde