Coletores de sementes participam de oficina de legalização e certificação da produção

Publicada em 11/08/2018 10:49:00 - Visualizada 109 vezes

Foto por:

Cerca de 20 coletores participaram da primeira “Oficina de Legalização e Certificação da Produção de Sementes Florestais e Balanço de Estoques” da Rede Sementes nos dias 08 e 09 de agosto. Ministrada pela professora Fátima Piña-Rodrigues, da Rede Mata Atlântica de Sementes Florestais (REMAS), de Sorocaba/SP, a oficina aconteceu na comunidade Terra Santa, em Alta Floresta. O objetivo foi esclarecer e entender o processo de legalização das sementes, pelo qual a Rede Sementes está passando no momento.

Os coletores aprenderam sobre a legalização da cadeia produtiva das espécies florestais, trabalhado nas diversas etapas, desde a coleta, secagem, armazenamento, qualidade e comercialização. Além de receberem recomendações para a gestão e infraestrutura das casas de sementes, dividirem responsabilidades entre os envolvidos no processo e avaliação da coleta e balanço de estoques. Para colocar os conhecimentos em prática, foram passados alguns exercícios demonstrativos, além de uma visita na casa de sementes PDS, no município de Carlinda.

A atividade foi muito produtiva e os participantes saíram empolgados, com demandas de oficinas de coleta, novas técnicas e novos equipamentos para coleta.

 


Por Instituto Ouro Verde