Jovens de Nova Canaã realizam Dia de Campo com crianças da escola Ouro Branco

Publicada em 27/09/2018 16:05:14 - Visualizada 67 vezes

Foto por:

No município de Nova Canaã, os jovens têm deixado o sítio para morar na cidade com cada vez mais frequência, procurando melhores condições de vida. Por esse motivo, os jovens participantes do “Curso de Jovens em Formação Política e Mobilização Social”, realizado pelo Instituto Ouro Verde, resolveram proporcionar um dia de campo com crianças da Escola Municipal Rural Ouro Branco para mostrar a importância de viver no campo.

O evento aconteceu no dia 30 de agosto, quinta-feira, no sítio Santa Luzia, dos agricultores Sílvia e Luís Cavichia. O dia de campo contou com a participação dos alunos do 2º ano do ensino fundamental das classes A e B.. A atividade aconteceu durante o período de aula e teve apoio do técnico local, Emerson Cavichia, do agente de vendas da Rede Sementes, Márcio Dellabiglia, das professoras, Célia de Moura Bastos e Edilene Pinheiro, da diretora da escola, Maria Helena, e a proprietária do sítio, Sílvia Cavichia.

A atividade foi dividida em dois momentos: visita e conversa. As crianças foram separadas em dois grupos para conhecerem as diversas espécies de plantas encontradas no sítio, podendo perceber a importância das espécies e da diversificação no Sistema Agroflorestal (SAF). Além disso, os alunos conheceram a Casa de Sementes, onde ficam armazenadas as sementes coletadas pela Rede Sementes.

Os assuntos foram abordados de forma dinâmica para atrair a atenção das crianças e facilitar a compreensão.  O dia de campo se encerrou com um piquenique e com uma gincana, para reforçar o conhecimento, de uma forma mais divertida. Por fim, o objetivo da atividade foi mostrar que a diversidade de produção facilita a vida no campo, gera renda e possibilita melhor qualidade de vida.

As crianças receberam um saquinho com sementes como lembrancinha da atividade e, segundo as professoras, foram embora muito felizes e querendo mais momentos como esse.

 

Os alunos fizeram relatos de como foi a atividade.

Confira dois deles, que representam todo o grupo:

Lá fomos nós, um dia no sítio do Senhor Luís Cavichia. O motorista nos levou para fazer um passeio. Fomos fazer uma visita no sítio do Senhor Luís Cavichia. Lá nós ouvimos um pouco sobre a história do Portal da Amazônia, eles falaram de tudo um pouco, falaram sobre as plantas que tem no sítio. Tem muitas coisas. Árvores de todas as qualidades, pés de fruta, animais. Foi muito bom, nos divertimos muito. Depois fomos fazer um lanchinho, tinha muita coisa pra comer e bebemos suco. Foi muito bom, nós aprendemos um pouco sobre o plantio e o que eles produzem. Depois de fazermos tudo voltamos para a escola falamos um pouco sobre o sítio do Senhor Luís.

Letícia Gizoni Farias

 

Eu e meus coleguinhas fizemos uma visita no sítio do Luís Cavichia. O técnico Emerson mostrou o pé de cupuaçu. A Amanda fez uma brincadeira. Eles fizeram um piquenique, tinha melancia, banana, bolachinha, pãozinho, bolo de cenoura e suco. Eles falaram sobre a importância das plantas. Depois a Bárbara e a Cátia nos deram abacaxi antes de sair.

Felipe Dellabiglia Mendes

 

Texto escrito pelos jovens de Nova Canaã do Norte, participantes do Curso de Jovens

 


Por Instituto Ouro Verde