Oficina de construção de Biodigestor realizada em Nova Guarita

Publicada em 27/09/2018 16:20:13 - Visualizada 97 vezes

Foto por:

Entre os dias 31 de agosto e 15 de Setembro de 2018 foi realizado na propriedade do Sr. Anderson Bianchin, Sitio Nossa Senhora Aparecida, Comunidade Santa Izabel no município de Nova Guarita, a capacitação de, ao todo, 40 agricultores sobre a construção de um Biodigestor de Fluxo Continuo. Houve a participação de agricultores dos oito munícipios atendidos pelo projeto Sementes do Portal.

A capacitação foi ministrada pelo Engº Agrônomo Glaucinei Realto e ocorreu em três etapas: a primeira foi o reconhecimento e abertura da trincheira com a retroescavadeira no dia 31 de agosto; na segunda etapa, no dia 07 de setembro, foi realizada a concretagem da trincheira; e a ultima etapa, no dia 15 de setembro, com a instalação definitiva, deixando o biodigestor em pleno funcionamento. 

Esse biodigestor tem uma capacidade de 12.000m³ com a possibilidade  de armazenar 340 litros de misturas por dia. Pode gerar por mês um volumede 18 kg de Gás Liquefeito de Petróleo (GLP), gás que se usa de forma convencional, popularmente conhecido como gás de cozinha.

Estimular a instalação de biodigestores nos permite alcançar resultados expressivos. Além da obtenção de gases combustíveis de alta qualidade para as áreas rurais, também é possível, ao mesmo tempo, preservar o valor do efluente como adubo e biofertilizante. E ainda podem atender ao duplo objetivo de produção de energia e de tratamento de dejetos, principalmente de animais, proporcionando assim um ciclo integrado de relação animal/solo/meio ambiente.

 


Por Instituto Ouro Verde