Conselho Gestor de Apiacás avalia resultados do monitoramento de áreas

Publicada em 27/09/2018 16:22:05 - Visualizada 99 vezes

Foto por:

Tendo como foco a apresentação e discussão dos resultados do monitoramento dos projetos de agroflorestas de 2014/2017 realizado nos últimos meses, o Conselho Gestor de Apiacás se reuniu no dia 18 de setembro.

Através dos resultados obtidos, os conselheiros e conselheiras puderam ter uma visão geral da atual situação das áreas de agrofloresta do município, como: a linha do tempo com o número de projetos/ano; perfil das áreas; e número de áreas que deram certo e áreas que não foram bem executadas.

Com base nisso, o grupo avaliou e discutiu os pontos positivos e pensaram em como fortalecer ainda mais a estratégia de implantação das agroflorestas. Também foram discutidos os pontos negativos e como enfrentar a problemática dos projetos que não são executados de acordo com o planejamento.

Após essa avaliação, o conselho definiu um plano de ação com os seguintes objetivos: realizar reuniões nas comunidades para apresentar projetos mal executados e propor alternativas para melhorar as áreas; acompanhamento individual para projetos que tem demandas específicas; buscar envolver mais esses agricultores com áreas problemáticas em ações do projeto; e criar um roteiro para avaliação do perfil do agricultor antes de fazer o projeto. 

Além do monitoramento, foi debatida a agenda local e externa de atividades, o encerramento da coleta de sementes e a prestação de contas. E, por fim, o conselho definiu fazer acordos coletivos com as comunidades, mas levar em consideração o histórico de cada área e a família para tentar encerrar a fase II do projeto Sementes do Portal com todas as áreas em ordem.

 


Por Instituto Ouro Verde