Organização e planejamento de uma feira no campus II da Unemat

Publicada em 27/09/2018 16:23:19 - Visualizada 26 vezes

Foto por:

Em torno de 10 famílias de agricultores do município de Alta Floresta se reuniram com membros da equipe do IOV e da Unemat durante o mês de setembro para o planejamento de uma feira no campus 2 da universidade.

Entre os agricultores de Alta Floresta têm surgido demandas de criação de novos espaços de comercialização de ciclo curto, com produtos da agricultura camponesa. Ao mesmo tempo, percebeu-se um potencial de consumo na comunidade acadêmica da Unemat, pois, tanto os alunos como os professores e servidores, procuram adquirir alimentos frescos e saudáveis, contudo, dispõem de pouquíssimo tempo para fazê-lo, visto que, se dividem entre a rotina de trabalho e os estudos. Sendo assim, surgiu a ideia de se organizar uma feira semanal nas dependências da instituição de ensino.

O planejamento foi iniciado fazendo um levantamento de produção e organização de grupos nas comunidades rurais e, ao mesmo tempo, uma pesquisa para avaliar o consumo e as necessidades do público da Unemat.  Com as informações necessárias já em mãos, o grupo realizou uma reunião nas dependências da universidade no dia 25 de setembro, na qual, se decidiu que as feiras irão ocorrer toda sexta-feira das 16h30 às 19h30.

A primeira feira está marcada para o dia 19 de outubro e a expectativa é que a experiência seja de grande aprendizado e aproximação entre a comunidade acadêmica e os agricultores do município, além de fortalecer a agricultura camponesa e a economia local e solidária.

 


Por Instituto Ouro Verde