Agricultores de Apiacás participam de oficina sobre produção de hortaliças

Publicada em 26/10/2018 10:13:48 - Visualizada 11 vezes

Foto por:

Nos dias 23 e 24 de outubro, 16 agricultores receberam o Engº Agrônomo Glaucinei Realto nas comunidades Ipê Florido e Setor de Chácaras com o objetivo de aprenderem mais sobre a produção de hortaliças orgânicas. A atividade foi dividida em duas partes: a primeira foi uma visita do agrônomo em cada uma das propriedades dos feirantes e, na segunda, foi realizada uma palestra para os agricultores e feirantes envolvidos. 
 
Na ocasião, o grupo aprendeu como preparar canteiros, adubação do solo, estruturas de hortas, controle de doenças e insetos nas hortaliças e a integração das atividades das propriedades (criação de pequenos animais/horta/SAF/pomar). 
 
Os próximos passos são: fazer o planejamento de produção para atender melhor o mercado da merenda escolar e da feira; a construção de biodigestores futuramente nas propriedades, para aproveitar resíduos animais e ter mais uma fonte de produção de adubo; e buscar produzir mais adubação para o solo/horta à partir dos insumos que a própria propriedade oferece (esterco de vaca, galinha, plantio de leguminosas, massa verde etc). 
 
A intenção do grupo agora é sair das ideias e coloca-las em prática. Com essa oficina, como o próprio grupo avaliou, estão dando mais um passo para atingir os objetivos, mas ainda precisam avançar bastante para, de fato, ter um grupo produzindo e comercializando produtos de qualidade e em quantidade.
 


Por Instituto Ouro Verde