Oficina de Agroflorestas em Apiacás

Publicada em 15/11/2018 10:18:00 - Visualizada 11 vezes

Foto por:

Todo ano, após a entrega de mudas e sementes e antes iniciar o plantio dos sistemas agroflorestais (SAFs), o grupo de agricultores que vai plantar SAF pela primeira vez, juntamente com os que já plantaram e conselho gestor de Apiacás, se reúnem para fazer uma capacitação sobre o plantio de SAFs. O objetivo é auxiliar nas dúvidas de quem vai plantar pela primeira vez e trocar experiências do que já vem sendo feito. 
 
Sendo assim, no dia 13 de novembro cerca de 20 agricultores e agricultoras se reuniram com a técnica local, Joseane, na chácara São Francisco, Comunidade Ipê Florido, para uma Oficina de Agroflorestas. De forma bem geral, foi feita uma abordagem sobre o que são, quais os perfis e o papel dos SAFs e, então, foi-se trabalhando técnicas de plantio a partir dos conhecimentos adquiridos na primeira etapa.
 
O próximo passo agora é que cada agricultor faça a implantação de sua área, observando tamanho, espaçamento, condição do solo, espécies de interesses etc. Além de visitarem áreas de SAFs implantadas e manejadas em anos anteriores para terem uma base de como implantar e conduzir seus sistemas agroflorestais. 
 
O recomendado é que não pare só nesse momento de capacitação, mas que, ao longo do ano, os agricultores se envolvam e aproveitem a oportunidade das atividades locais e regionais para conhecer e praticar mais sobre SAF. 
 
Caso precisem de mais orientações, os agricultores podem comunicar a técnica e ela vai até a propriedade auxiliar nas dúvidas quanto à implantação do sistema.
 


Por Instituto Ouro Verde