FEIRA NA UNEMAT: Criando pontes para a aproximação da Universidade à realidade da Agricultura Familiar Local

Publicada em 29/11/2018 10:19:47 - Visualizada 17 vezes

Foto por:

No dia 19 de outubro, inaugurou no campus II da Universidade do Estado de Mato Grosso (UNEMAT), em Alta Floresta, a Feira da Agricultura Familiar. Uma feira diferente, com caráter comunitário e cooperativista, que busca inovar nas relações dos agricultores e agricultoras envolvidos na ação. 
 
É diferente porque a feira conta com apenas 5 bancas, cada uma dessas representa uma comunidade e até outros municípios. É o caso da banca do Sistema de Comercialização Solidária (SISCOS), que comercializa produtos de alguns municípios do Portal da Amazônia que fazem parte do projeto Sementes do Portal - fase II, como, por exemplo, Alta Floresta, Carlinda, Terra Nova e Apiacás. As outras bancas são compostas por famílias das comunidades Mundo Novo, Vila Rural, Ramal do Mogno e Santa Lúcia, todas do município de Alta Floresta. As famílias de cada comunidade se organizam para trazerem os produtos que serão comercializados na feira toda sexta-feira. 
 
Em parceria com a UNEMAT, os agricultores e agricultoras que compõem a feira esperam colher frutos contribuam com a melhoria dos processos, tanto na produção quanto na comercialização, já que o ambiente universitário conta com cursos da área agrária. É uma oportunidade para que aconteça a aproximação entre a academia e a realidade da Agricultura Familiar local, podendo servir como campo de estudo para a área da Extensão Rural, por exemplo. 
 
A feira já teve 4 edições, chegando ao término em 2018 com a 5ª edição, no dia 30 de novembro. Para o ano de 2019, é esperado que o grupo se mantenha unido, trazendo cada vez mais novidades para compartilhar com quem queira consumir produtos frescos e saudáveis, produzidos e feitos pela Agricultura Familiar do nosso município e região.
 


Por Instituto Ouro Verde