Última Reunião de Conselho Geral do ano e encerramento do curso de jovens

Publicada em 19/11/2018 10:29:05 - Visualizada 14 vezes

Foto por:

No dia 17 de novembro aconteceu na comunidade São Pedro “Canarinho”, em Terra Nova do Norte, o último Encontro do Conselho Geral de 2018. Cerca de 70 pessoas estiveram presentes, entre elas representantes dos conselhos locais dos 8 municípios atendidos pelo Sementes do Portal – fase II, jovens participantes do Curso em “Formação Política e Mobilização Social” e equipe do Instituto Ouro Verde. 
 
O encontro teve início logo após o almoço com a apresentação da atual situação do projeto, que seria encerrado no fim de 2018, porém deverá se estender até metade de 2019, aguardando que o novo edital do BNDES seja aberto para o envio da proposta da terceira etapa do projeto. 
 
Sendo assim, foi passado o cronograma de atividades para o primeiro semestre de 2019, explicando que não haverá plantio de novas áreas neste ano e que a Rede Sementes trabalhará apenas com venda externa. Além disso, foi apresentado também o plano do programa de pesquisa “Árvores e Pastagens” para o próximo ano. Nesse momento, ocorreu uma troca de saberes, a fim de identificarem outras espécies de árvores a serem estudadas nessa pesquisa.
 
Ao mesmo tempo, os jovens participantes do Curso em “Formação Política e Mobilização Social” se reuniram em outro ambiente para seu último encontro, encerrando as atividades da formação com a apresentação dos trabalhos realizados em suas comunidades. 
 
Ao fim, foi explicado de forma geral aos agricultores os conteúdos trabalhados durante todo o curso de jovens. Então, foi feita a entrega dos certificados de conclusão de curso aos jovens pelos conselheiros de cada município. 
 
O encontro foi encerrado no período noturno, com uma confraternização e jantar servido durante a 4ª Festa do Pequi realizada no município de Terra Nova do Norte.
 
Nesse último Encontro do Conselho Geral do ano, saímos animados e esperançosos de que no próximo ano possamos dar continuidade nesse trabalho tão gratificante que todos exercemos. E assim, juntos, continuaremos nossos esforços para fortalecer, cada vez mais, as bases da agricultura familiar no portal da Amazônia e construir um pensamento ecológico e de manutenção da natureza. 
 


Por Instituto Ouro Verde