IOV realiza intercâmbio em parceria com a EMPAER

Publicada em 19/11/2018 16:44:19 - Visualizada 31 vezes

Foto por:

Dia 11 de novembro aconteceu um intercâmbio em Sistemas Agroflorestais (SAF) e Agrosilvipastoril (SSP) na comunidade Veraneio, em Nova Canaã do Norte. Participaram desta atividade 13 técnicos da EMPAER atuantes na região, 3 estudantes do Núcleo de Pesquisa e Extensão em Agricultura Familiar e Agroecologia (NAFA) e um técnico agrícola da UNEMAT Alta Floresta. O objetivo era conhecer as técnicas de trabalho do IOV e áreas mais consolidadas de SAF e SSP, além de encerrar o dia na Feira da Agricultura Camponesa.

Inicialmente, no Barracão da Comunidade Veraneio, a atividade foi conduzida pelo professor da UNEMAT, Alexandre Olival, com uma introdução sobre as características de um SAF e um SSP, contextualizando os trabalhos desenvolvidos pelo IOV desde 2010 na região com esses sistemas.

Na sequência, todos foram convidados a conhecer o Sistema Silvipastoril implantado recentemente na propriedade do Sr. Jair. Depois, visitaram a Casa de Sementes da comunidade, onde foi apresentado o trabalho da Rede Sementes do Portal e a dinâmica de coleta e fornecimento de sementes nativas e agrícolas para os projetos de agrofloresta e comercialização externa. Seguiram para o sítio da Bruna e Luciano, onde viram diversas áreas de SAF produtiva e uma área de SSP mais consolidadas.

Ao findar do dia, seguiram para a Feira da Agricultura Camponesa de Nova Canaã do Norte, que acontece todas as quartas, das 17h às 19h30. Na feira, conheceram uma das estratégias de apoio à comercialização fomentadas pelo IOV e se aproximaram das necessidades de assistência técnica que os agricultores têm para produzir em quantidade, diversidade e qualidade.

Com este intercâmbio, espera-se que essa aproximação com a EMPAER possa ser firmada em parceria de trabalho futuramente. Que possibilite um atendimento mais direto e qualificado aos agricultores da região, fomentando a agroecologia e a integração das atividades nos sítios.

 


Por Instituto Ouro Verde