Oficinas de receitas agroecológicas e manutenção das hortas em Alta Floresta e Nova Canaã

Publicada em 06/12/2018 10:41:00 - Visualizada 95 vezes

Foto por:

Entende-se que para uma atividade lucrativa, agricultores familiares devem buscar técnicas que os tornem cada vez menos dependentes de insumos, reduzindo os custos de produção e melhorando a qualidade dos alimentos. 
 
Portanto, nos dias 26 de novembro e 03 de dezembro o grupo de produtores que fazem feira em Alta Floresta participou de uma oficina para a qualificação de suas produções. O objetivo foi melhorar, manter e aumentar a produção de alimentos nas diferentes épocas do ano, superando as dificuldades e os problemas ocasionados por práticas convencionais de produção.
 
Na atividade, ministrada pelo técnico Renato com apoio do assessor Círio, os feirantes aprenderam sobre manejo e manutenção do solo, controle biológico de insetos e como fazer e usar, na prática, o Bokashi, o biofertilizante, a calda sulfocáustica, calda bordalesa, calda de mamona, calda de pimenta do reino com alho e sabão, calda de cinza, entre outras. 
 
Além de implantarem um canteiro agroecológico contendo mandioca, tomatinho, couve, alface, rúcula e cebolinha, mostrando que é possível aumentar a produção reduzindo o período entre colheitas e aproveitando todo o espaço dos canteiros.
 
No dia 06 de dezembro o grupo de feirantes de Nova Canaã do Norte também participarem de uma oficina com o mesmo objetivo. O canteiro preparado pelo grupo foi feito usando tronco e folhas de bananeira para adubação verde e cobertura do solo.
 
As práticas de manejo passadas nesta oficina irão contribuir para que os agricultores consigam manter a oferta de seus produtos nas feiras, chamando a atenção e conquistando clientes fiéis.
 


Por Instituto Ouro Verde