A união faz a força: mutirão para produção de Bokashi em Alta Floresta

Publicada em 19/12/2018 10:44:00 - Visualizada 46 vezes

Foto por:

Após a realização das oficinas de receitas agroecológicas e manutenção das hortas, três famílias de agricultores de Alta Floresta se unirão para desenvolver o trabalho coletivo e o bem comum. Juntos, as famílias acessaram um crédito coletivo para compra de um triturador de madeira para fazerem adubação verde e cobertura dos canteiros, melhorando as práticas de produção e manutenção do solo. 
 
Além disso, no dia 14 de dezembro as três famílias mostraram que esta união será cada vez mais forte e produtiva: desta vez eles se juntaram para fazer aproximadamente 500 kg de Bokashi, um adubo produzido com materiais orgânicos a partir da fermentação microbiológica, que estimula o melhor crescimento das raízes e alimentação das plantas.
 
Para a atividade, cada família forneceu uma parte dos ingredientes e se juntaram para fazer tudo de uma vez. Em 15 dias, quando a fermentação do adubo for concluída, o grupo dividirá em partes iguais para que possam aplicar em seus canteiros. 
 
Por ser rico em nutrientes solúveis, o Bokashi substitui qualquer adubo químico e ajuda na recuperação da vida microbiológica do solo. Quando o mesmo é usado junto com práticas de adubação verde, cobertura dos canteiros, entre outras práticas agroecológicas, a manutenção do solo torna-se tão eficiente que, com o tempo, não será mais necessário usar o próprio Bokashi.
 


Por Instituto Ouro Verde