Projeto Sementes do Portal fase II retorna às atividades após recesso

Publicada em 14/02/2019 17:25:24 - Visualizada 306 vezes

Foto por:

As atividades do projeto Sementes do Portal fase II retornaram no dia 04 de fevereiro e os trabalhos já estão a todo vapor. Ainda no dia 04 toda a equipe técnica se reuniu para discutir e planejar o próximo semestre.

Para o encerramento dessa fase do projeto em agosto de 2019, o enfoque será na qualificação das ações – a área de comercialização, por exemplo, visará qualificar os instrumentos de gestão e controle, buscando a melhoria dos processos, potencializando a venda dos agricultores nos espaços existentes e experimentando novos canais de comercialização. Para tanto, o acompanhamento das atividades da área será ainda mais apurado.

Pensando em agroflorestas, haverá um apoio para a intensificação do manejo das áreas, a partir da realização de oficinas e mutirões. Outra ação importante a ser executada este ano é o monitoramento das áreas já plantadas pelos agricultores, visto que este ano não haverá plantio.

No dia 05 de fevereiro a equipe técnica participou de uma oficina de Planejamento para o auxílio na realização destas Oficinas locais. O objetivo central foi auxiliar os técnicos no planejamento, estruturação e condução de oficinas locais de manejo agroflorestal que irão ocorrer no primeiro semestre de 2019 como uma das atividades principais de finalização do projeto Sementes do Portal fase II.

A atividade foi conduzida por Alexandre Olival e trabalhou pontos como: levantamento dos principais problemas encontrados nas agroflorestas; práticas que queremos trabalhar a partir destes pontos levantados; e a construção de uma linha de raciocínio a partir destes pontos.

Enfim, muitas coisas boas ainda estão por vir esse ano, como o V Congresso Regional da Agricultura Familiar, que já está sendo planejado, e diversas outras ações que irão movimentar o final dessa fase do projeto visando também uma possível continuidade, através do projeto fase III.

Esse ano é de uma importância imensa para todo o trabalho que produzimos até aqui. Encerraremos um ciclo, mas o objetivo continua firme: fomentar e fortalecer a agricultura familiar e buscar meios de produzir respeitando o ambiente e as pessoas.

 


Por Instituto Ouro Verde