Projeto Sementes do Portal Fase II promove 5º Congresso Regional da Agricultura Familiar

Publicada em 19/06/2019 16:14:07 - Visualizada 621 vezes

Foto por:

Nos dias 12 e 13 de julho acontecerá, em Alta Floresta/MT, o 5º Congresso Regional da Agricultura Familiar, promovido pelo Instituto Ouro Verde através do projeto Sementes do Portal Fase II. O evento acontece desde 2015 e tem como público majoritário agricultores dos 8 municípios (Alta Floresta, Apiacás, Carlinda, Colíder, Nova Canaã do Norte, Nova Guarita, Nova Santa Helena e Terra Nova do Norte) nos quais o projeto atua.

O tema escolhido para esta edição do congresso foi “Agroflorestas: mudando paisagens, mudando vidas!”. A escolha do tema levou em conta todo o histórico de atuação na recuperação de áreas degradadas com o uso das agroflorestas ao longo dos 10 anos de trabalho do Projeto Sementes do Portal, tanto fase I quanto fase II.

Andrezza Spexoto, coordenadora do projeto, afirma que a agrofloresta foi um vetor importante para modificar a vida dos agricultores “enquanto indivíduos, , enquanto família, enquanto comunidade, enquanto município e enquanto paisagem microrregional e regional. É isso que a gente quer mostrar neste congresso”.  

Segundo a coordenadora, ao longo do tempo percebeu-se que, “a partir da agrofloresta, por exemplo, a família está voltando para o sítio e pro trabalho coletivo. Percebemos que várias ações que envolvem esse universo dos SAF também valorizaram a mulher e o jovem”. Ela conta que a forma com a qual o projeto trabalha o tema agrofloresta e todas as ações de suporte que a circundam possibilitaram diversos ganhos para a agricultura familiar.

“A partir dessa conjuntura desfavorável do contexto socioambiental que estamos enfrentando agora, queremos mostrar que temos um grupo aqui forte, honesto, que faz as coisas da forma correta e que não pode acabar”, afirma Andrezza. E finaliza dizendo que “Esse vai ser um momento de luta também. Pela continuidade e pelo fortalecimento dessa agricultura familiar que pensa numa vida completa. E que essa vida completa envolve sim questões ambientais. [...] Então a gente vai continuar! Esse congresso também vem pra fortalecer essa luta e pela defesa do Fundo Amazônia”.

A programação do congresso contempla, em seu primeiro dia, a discussão de assuntos como os desafios socioambientais da Amazônia, as estratégias do Fundo Amazônia e um histórico do projeto Sementes do Portal. O segundo dia está reservado para a participação em oficinas práticas e teóricas (são 25 opções diferentes de oficinas) e, após o almoço, uma troca de experiências com outras organizações que já possuem ações consolidadas de apoio em áreas de interesse da agricultura familiar.  

Ainda no dia 12, a partir das 18h30, acontecerá na Praça da Cultura (conhecida como Praça do Avião) a Feira Regional de Saberes e Sabores da Agricultura Familiar. “Nessa feira teremos barracas com produtos regionais, onde estarão participando agricultores de diversos municípios, artesanatos e outros produtos da agricultura familiar”, conta a agente de formação popular do Instituto Ouro Verde, Ana Carolina França Bogo. Ao mesmo tempo, haverá uma Feira de Saberes. Um espaço para que os agricultores beneficiados pelo projeto façam uma exposição contando as conquistas e os avanços de seus municípios. Além de uma feira de troca de sementes e apresentações culturais. “É um momento de confraternizar e de celebrar a história do projeto Sementes do Portal”, finaliza Ana Carolina.

Cerca de 100 vagas estão reservadas para pessoas de fora do projeto que tenham interesse em participar. As inscrições devem ser feitas na sede do Instituto Ouro Verde em Alta Floresta, na Rua Ipê Lilás, 101, Residencial dos Ipês até dia 10 de julho.

 

VAGAS DE MONITORIA

O Instituto Ouro Verde convida estudantes de ensino técnico e superior para participarem da EQUIPE DE MONITORIA do 5º Congresso Regional da Agricultura Familiar.

Os monitores e monitoras irão auxiliar na organização e execução de atividades do evento, não necessitando fazer a inscrição para o Congresso. Receberão certificado de monitoria, com carga horária de 20 horas.

Os interessados deverão enviar e-mail para anacarolbogo@hotmail.com com nome completo, telefone para contato, semestre e curso até dia 24 de Junho (segunda-feira), ou ainda podem comparecer na sede do IOV até a mesma data e se inscreverem pessoalmente.

 

Para mais informações entrar em contato através do telefone 66 3521-7917.

 


Galeria de fotos relacionado



Por Instituto Ouro Verde