25 de julho: Dia Internacional da Agricultura Familiar

Publicada em 25/07/2019 12:36:56 - Visualizada 110 vezes

Hoje é o dia Internacional da Agricultura Familiar!
O Instituto Ouro Verde parabeniza e agradece a este povo que sabe viver da terra e que tanto cuida de nossa alimentação, em especial, aos agricultores e agricultoras envolvidos no projeto Sementes do Portal.
A agricultura familiar é diversa e plural e deve possuir condições igualitárias de luta e de acesso aos seus direitos, como todos os cidadãos.  Gratidão poder fazer parte desta luta!
 
Pensando na importância da integração campo e cidade para a construção de uma sociedade mais justa, o projeto Sementes do Portal possui diversas ações de aproximação com os consumidores, seja pelo fornecimento de produtos e/ou serviços. O Sistema de Comercialização Solidária (SISCOS), no qual o consumidor participa enquanto coprodutor da agricultura familiar, é uma delas. A experiência existe há mais de 10 anos em Alta Floresta e região e, hoje, em conjunto com a Casa do Artesanato de Alta Floresta/MT, se tornou um espaço de respeito à diversidade e de valorização da produção local. A Rede Mulheres de Fibra, a partir de artesanatos de qualidade com fibras naturais e sementes também aproxima consumidores para questões ambientais e de gênero, valorizando as mulheres agricultoras e a floresta em pé.
Uma experiência mais recente é o turismo rural de base comunitária. Ao longo do projeto Sementes do Portal, desde 2014 diversas experiências foram colocadas em prática, como a realização de almoços e feiras comemorativas da agricultura familiar, o turismo educativo para estudantes de diversas idades, a recepção de pequenos grupos, dentre outros. As experiências já ocorreram em Carlinda, Alta Floresta, Nova Canaã do Norte, Nova Guarita e Terra Nova do Norte – os temas centrais visam a convivência do turista com a forma de viver da família rural na Amazônia, com os sistemas produtivos usados - em destaque para as hortas e pomares agroecológicos e sistemas agroflorestais -, assim como a contemplação de paisagens e animais. 
O Congresso da Agricultura Familiar realizado pelo IOV neste último 12 e 13 de julho em Alta Floresta, contou com mais de 600 participantes e teve como um dos temas centrais o agroturismo. O IOV está promovendo uma missão que acontecerá na segunda quinzena de agosto, com 12 participantes, dentre técnicos e agricultores, para conhecer experiências exitosas de turismo rural em Santa Catarina, de forma a consolidar esta forma de integração campo-cidade e geração de trabalho e renda para a agricultura familiar.
 
Aguardem, pois teremos novidades!


Por Instituto Ouro Verde