Oficina de Implantação de Horta em escola de Apiacás

Publicada em 23/08/2019 10:50:33 - Visualizada 139 vezes

Foto por:

A Escola Estadual Vinicius de Moraes, de Apiacás, tem um projeto de horta escolar e pediu apoio do Sementes do Portal para reativar a horta da escola. Sendo assim, foi organizada uma oficina de dois dias para a capacitação de funcionários da escola em parceria com feirantes e agricultores para que possam aperfeiçoar suas práticas de produção.

A atividade aconteceu nos dias 19 e 20 de agosto e foi dividida em duas etapas. A primeira foi uma conversa sobre a importância da agricultura familiar como produtora de alimentos através de um modelo de produção limpa e sobre como é fundamental trabalhar a nutrição das plantas, oferecendo ao solo uma adubação rica, que proporcione muitos nutrientes às plantas para evitar ocorrência de doenças e ataque de insetos.

A parte prática foi a segunda etapa da oficina. Os participantes aprenderam como preparar e aplicar receitas agroecológicas como o biofertilizante folhear, os compostos para adubação e coleta de microorganismos para fertilização do solo e as caldas para controle de doenças e insetos nas plantas.  Tudo feito à base de produtos naturais e de baixo custo que são encontrados facilmente nas propriedades dos agricultores.

Essa oficina foi o início de uma série de atividades que serão desenvolvidas junto à escola para concluir o projeto de implantação da horta escolar. Em breve acontecerão outras etapas de capacitação: implantação de irrigação, plantio de leguminosas para adubação verde, produção de adubo através do preparo de bokashi, preparação dos canteiros e plantio das hortaliças.

 


Por Instituto Ouro Verde