IOV começa a ampliação do Banco Comunitário Raiz

Publicada em 19/10/2020 08:38:19 - Visualizada 117 vezes

Foto por: Jeferson Sampaio da Silva
Reunião no PDS São Paulo, Carlinda

O Instituto Ouro Verde começou os trabalhos de ampliação dos Comitês de Avaliação de Crédito (CAC) do Banco Raiz. Com apoio do NAFA - Núcleo de Pesquisa e Extensão em Agricultura Familiar e Agroecologia, estão sendo realizadas reuniões e oficinas com representantes de 10 comunidades rurais do Portal da Amazônia para formação de novos CAC e, com isso, permitir que novas famílias passem a fazer parte desta iniciativa.

Segundo Andrezza Spexoto, do IOV, o banco comunitário está em uma nova fase, com novas linhas de crédito e ampliação do fundo existente, graças a recentes parcerias. Com isso, destaca, o "IOV poderá fortalecer o processo de transição agroecológica nas comunidades rurais, apoiando desde aspectos ligados a produção até a comercialização de produtos". Alexandre Olival, professor da UNEMAT e coordenador do NAFA, parceiro desta iniciativa, destaca como é importante para a universidade estar próxima de iniciativas como essa uma vez que permite compreender melhor as demandas dos agricultores e direcionar os esforços acadêmicos com pesquisa e extensão para superar estes desafios.

O Banco Raiz é uma iniciativa do Instituto Ouro Verde que, desde 2012, vem apoiando com recursos de microcrédito comunidades do Norte de Mato Grosso.


Por Instituto Ouro Verde