Apoio ao processo de comercialização


Esta linha de ação tem como objetivo consolidar novos canais de comercialização dos produtos da agricultura de base familiar, priorizando a relação direta entre consumidores e agricultores e fortalecendo os laços de solidariedade entre estes segmentos. Por meio dos projetos e ações dentro desta linha, o IOV apóia a estruturação de sistemas locais de comercialização bem como mecanismos para a comercialização em rede, aproveitando o potencial produtivo dos diferentes grupos que compõem o Instituto.

Espera-se com estas ações que os canais de comercialização sejam um ponto de apoio a transição agroecológica dos sistemas produtivos e que dêem suporte aos sistemas de crédito solidário, estando, desta forma, articulados com as demais linhas de trabalho do IOV. Dentre as principais ações relacionadas a esta linha, tem-se:

  • SISCOS –Sistemas de apoio a Comercialização Solidária


  • Sistema de apoio a comercialização de produtos envolvendo a ligação direta de consumidores e agricultores dos municípios de Carlinda e Alta Floresta, articulando ainda empreendimentos da economia solidária da área urbana destes municípios. O SISCOS está focado na gestão coletiva do processo de comercialização, envolvendo ações de organização da produção e organização do consumo.


    Acessar o SISCOS!

  • Apoio para acesso a políticas públicas voltadas a comercialização, em especial PNAE e PAA

  • O IOV assessora grupos formais e informais de agricultores para que possam acessar os programas governamentais de comercialização e o chamado “mercado institucional”, em especial o apoio para que estes grupos possam participar do Programa Nacional de Alimentação Escolar, comercializando produtos com as escolas das esferas municipais e estaduais.



  • Apoio a estruturação e qualificação de feiras agroecológicas

  • Linha de ação que compreende o apoio aos processos de organização da produção da produção, planejamento e acompanhamento de feiras de agricultores nos diversos municípios em que o IOV atua.