Sobre o IOV

O Instituto Ouro Verde é uma organização não governamental fundada em 1999 que possui como foco de atuação a PARTICIPAÇÃO SOCIAL como base para o desenvolvimento sustentável. Parte da idéia que o desenvolvimento não envolve modelos prontos, mas sim algo em permanente construção.

Em uma realidade na qual a sustentabilidade vem sendo reduzida a “práticas ambientalmente corretas”, o IOV atua no sentido de transformar homens e as mulheres em sujeitos centrais deste processo, considerando que será através da participação social que poderão ser construídas novas propostas de desenvolvimento, dentro da perspectiva sustentável.


Assim, o IOV assume que a idéia de desenvolvimento deve ser encarada como sinônimo de construção de novas relações, novos padrões de comportamento, de consumo e de vida, em suma, de mudança da ordem estabelecida. Para isso, entende que o protagonismo deva ser das populações historicamente excluídas dos processos de decisão. Fortalecer estes grupos para que possam participar de fato do debate e da construção de uma nova sociedade é o papel fundamental para o IOV.

Para consolidar sua proposta, o IOV conta com uma estrutura técnica-administrativa e grupos de agricultores organizados nos chamados “Núcleos de Base”, responsáveis por discutir com as comunidades rurais as suas estratégias de desenvolvimento e implantar ações de transformação.