Foto cedida por João Gilberto Milanez
Olá visitante, caso tenha
cadastro efetue o login aqui!

Sobre o Programa de Pesquisa

O que é o programa de pesquisa?

Programa baseado em uma visão sistêmica sobre a agricultura familiar e que considera a necessidade de reinvenção das suas estratégias de resiliência e nos desafios teóricos e práticos associados a esta idéia. Para isso, articula ações de pesquisa interdisciplinar com formação e extensão, envolvendo universidades, organizações não governamentais e grupos de agricultores familiares para refletir e agir em quatro dimensões principais: as formas de ocupação da paisagem e uso de recursos naturais; as interações sociais, cultura e modos de vida; a governança, gestão e instituições e as relações econômicas e de mercado.

O programa abrange dez municípios nas regiões Norte e Noroeste do estado do Mato Grosso, todos pertencentes a área da Amazônia Legal porém que perfazem duas paisagens muito distintas em termos de cobertura vegetal e uso do solo. A região Norte (instituída pelo Governo Federal como Território da Cidadania Portal da Amazônia) caracteriza-se por intensa degradação e fragmentação florestal advindas de processos históricos de ocupação do solo. Já no Noroeste a matriz ainda é predominantemente florestal, com vegetação bem conservada, o que consubstancia modelos e sistemas de produção bastante distintos.

Para estudar a resiliência da agricultura familiar nestas regiões, o programa está organizado em seis linhas de pesquisa, a saber

“A figura abaixo representa o arranjo das diferentes linhas de pesquisa do programa”